terça-feira, 26 de janeiro de 2016

                                     O   I N E S Q U E C I V E L     J U L I O   V E R N E
                                                                  -26/01/2016-
                                                      (Evandro de Andrade Bastos)


            Em  08/02/1828, há exatamente cento e oitenta e oito anos ano , nascia em Nantes, França,  Jules Gabriel Verne, conhecido como Júlio Verne.  Era eu ainda criança , em 1944, , durante o episódio  da Segunda Guerra Mundial , quando no dia 8 de fevereiro  - mesma data de aniversário de Júlio  Verne –  ouvi de meu pai , durante o jantar , que Júlio Verne havia nascido na mesma data em que nasci. Após o jantar e receber   de meu pai um lugar em seu colo lhe perguntei quem era o cara que ele tinha falado  que também estava aniversariando.  Meu  doce pai respondera que ele –Júlio Verne – já tinha falecido há muito tempo  e que por gostar de ter lido alguns livros  de sua autoria se sentia feliz por aquela data  de seu  nascimento coincidir com a minha. Os anos passaram até que em 1954, já com 17 anos de idade e servindo a Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro,  ganhei de meu pai, uma entrada no cinema para assistir o lançamento mundial  do filme 20 mil léguas submarina, baseado no livro do mesmo nome de autoria de Júlio Verne. È bem verdade que do tempo decorrido de meus 7 anos de vida aos 17 lí alguns livros escritos por ele, mas...  as 20 mil léguas submarinas me encheram de  satisfação , inclusive servira, como necessária,  para a complementação da sociologia que em muito breve  estaria satisfeita  -após o fim de minha puberdade - para o enfrentamento da vida, como também, para   a alimentação das forças naturais de meu cérebro  em se ocupar, de fantasias que sejam belas e naturais , tais como as produzidas pelo  grandioso  Júlio Verne.   

                                                         ////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário