quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Saudações a Ulisses Guimaraes

                 Fora em 15/03/2003  que enviei, via Fax, ao senhor Michel Temer, presidente da C.D. à época e hoje Vice-Presidente da República uma honrosa  e merecida homenagem ao  saudoso Dr. Ulisses Guimaraes,  pelo que muito fizera de bom e necessário ao Estado  e pelo que muito, ainda, poderia ter feito, caso  não tivesse desaparecido, misteriosamente.
                 Antes, porém, de transcrever alguns aspectos referentes a aludida  Saudação, faço lembrar que o Dr. Ulisses nascera em 06/10/1916, em Rio Claro, Estado de São Paulo   e que  em data de 12 de outubro de 1992, com 76 anos de idade,  desaparecera misteriosamente,  ou falecera como fora nolticiado, mas não conhecido, em desastre de helicópto no mar. 
                 São passados cerca de 21 (vinte um anos) de seu  desaparecimento .  Conhecí  o Dr. Ulisses  através de um relacionamento como chefe da Interpol brasileira , mas de grande  proveito  para conhecê-lo  o bastante pelos seus méritos como grandioso estadista e pessoa humana , durante  os  trabalhos   dos acertos e disposições  referentes ao  asilo politico  determinado pela ditadura militar de 1964 aos presos políticos.
                  Penso , e acredito no que penso, que caso o doutor Ulisses não tivesse desaparecido àquela época a politica brasileira não estaria tão desgovernada e voltada para liberdades exageradas e nocivas como vem ocorrendo .
                 E pelo que  apresento, como honra e dignidade  ao estadista , equilibrado, que soube  levar  e conduzir situações  a bons termos, junto aos comandos da Ditadura Militar, a sua singela Homenagem  assim está disposta:  " Ele era frágil, porém tinha a força de Salomão.
                 Educado, sábio tal qual São Thomás de Aquino, admirado pela  capacidade  respeitável de dialogar e de fazer política lícita através de fidelidade à Ordem Democrática ,  aos princípios cristãos e à Constituição Federal ( jurada e proclanada sobre a proteção de Deus) era, ainda, possuidor de um carísma admirável , razão pela qual  o poder de sua  autoridade sobresaía a de qualquer governante e autoridades.
                  Como presidente  de partido político se fez consciente de suas responsabilidades para com a Nação, Estado e Povo. Durante a fase crítica  de uma política conturbada e volltada para ideologias contrárias a uma democracia legítima e positiva que poderia ter sido empregada, aí
 esteve - o doutor Ulisses -  exercendo uma autoridade justa em defesa da democracia,  como governo paralelo em prol das liberdades democráticas, pelo que a liberdade  do direito à vida de revoltosos, presos e descontentes ,  se fez presente , através de asilos politicos em territórios alienígenas.
                  Assim foi  o Doutor Ulisses Guimaraes. Penso, ainda, que  o seu  desaparecimento tenha ocorrido  por  fatos e atos estranhos e não naturais... Que Deus continue a iluminar e a agasalhar com seu manto  a  alma  do grandioso amigo  e que o Ano Novo  fortaleça  ainda mais o Oriente Eterno onde com ele vivem outras e tantas outras  almas ..."
                 Finalmente, pelo que apresento e considerando que no próximo mes - outubro, dia 12 -   vinte e um anos  (21) passados de seu desaparecimento  será lembrado por todos os que foram  beneficiados, assim penso, pela Anistia Politica, venho rogar a todos, por este blog  , a reunião de uma corrente de solidariedade    àquele  que do Estado e dos governos não fora conhecido como corrupto e que jamais seria "beneficiado" por mensações  ou outros meios ilícitos.  Obrigado, meus seguidores, se assim julgarem . Abraços, Evandro.   
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário