quarta-feira, 18 de julho de 2018


                      S I S T E M  A     P R E S I D E N C I A L I S TA   F R A C A S SA D O
                                                 ( COMENTÁRIO POLÍTICO)
                                                            -26/05/2018-

 
                     Sabemos que o  presidencialismo ou seja, sistema  político  presidencialista ., há  muito perdera  as rédeas de seu funcionamento. É bem verdade que se comparado com  o parlamentarismo, há, evidentemente, uma certa e pequena diferença em suas atuações, pelo que, no primeiro – presidencialismo – a figura  do chefe  do governo  também é de chefe de estado, liderando, compulsivamente ,  o  poder executivo que é separado  do poder legislativo  e do poder judiciário.  Já no parlamentarismo o presidente da República não tem todos os poderes, pois é o primeiro ministro que assume a maioria de atos, ações e mandos.
                    Assim sendo, vemos que o presidencialismo  é o lugar ideal para  os que tem liberdade de mandar e de submeter o governo  ás suas realizações boas más e corruptas, aliadas, ainda, á  ideologias variadas.      
                    Sim.... e tais ações, atos e determinações, em alguns casos,  são facilmente realizados, pois  mesmo em sendo o legislativo e o judiciário independentes, ou seja,  não submetidos a uma   hierarquia subordinada ao executivo, os interesses escusos, duvidosos e  ilegítimos , vem, através do tempo, na maioria dos governos que por aqui passaram , sendo realizadas
                   A fragilidade  a que o sistema  presidencialista  denota ocorrera basicamente  após a ditadura militar (1964) através do que a Lei  de anistia politica oferecera  para que a democracia positiva pudesse surgir, através das eleições diretas trazendo subsídios válidos, para uma restrutura  valiosa e permanente.
,             Lamentavelmente assim não ocorrera... pois a corrente  de condenados absolvidos, como favorecidos pela lei anistiadora , em sua grandiosa maioria, se valendo da liberalidade dos atos praticados e, estando assim,  em perfeito gozo de seus direitos civis, iniciaram uma corrente contrária ao que a   ditadura militar oferecera.
                   E, sem mais delongas,  ao que o que de tudo resultara , aí está o Brasil em uma grandiosa agonia de conflitos que poderá, ainda, levar  a terríveis  desastres, inclusive quanto a uma desgraçada guerra civil.
                  Assim .com  o objetivo de bem mostrar e de lembrar  o que o presidencialismo se tornou, venho de modo respeitoso, útil e necessário ,  mostrar que o Brasil  está ferido em demasia e , portanto reconheço  que pelo menos em  dez ou doze anos  não deverá haver., em hipótese alguma, nenhuma eleição presidencial e sim, um  GOVERNO MILITAR  já, sob a grandiosa proteção da honrada e necessária DITADURA MILITAR , pela  qual  deverá entender e concluir que   o EXERCITO brasileiro precisa se juntar ao MPF/PGR e a POLICIA FEDERAL, pois estes são os únicos, no momento,  órgãos democráticos e verdadeiros guardiãs  da Constituição Federal. 
                
                  E, ainda, nesta   oportunidade , venho, de modo respeitoso, ao Digno General  de Divisão Gilberto Rodrigues Pimentel, Digníssimo   Presidente do Histórico Club Militar, parabeniza-lo pela grandiosa manifestação apresentada no site do referido clube, na página  de  “O  Pensamento  do Clube Militar” – “FREUD EXPLICA”, em 11 de maio de 2018.
                 Nesse  sentido ao  ter sido revelado, por sua excelência,,Gen. Gilberto R. Pimentel, através das pesquisas para as eleições presidenciais de que  as respeitáveis forças armadas , tem  na liderança, um candidato que surgiu e um grupo expressivo de militares que  tem intenção de candidatar-se os mais variados cargos de governo, etc. etc. aqui, venho, de modo respeitoso apresentar a minha não conformidade de estar , o exercito brasileiro,  voltado, exclusivamente, para o surgimento das eleições presidencial, pelo que faço, modestamente, a minha assertiva, considerando  , inicialmente, que ;
                 1)- o Brasil está ferido em demasia para  a continuação de um sistema presidencialista, o que continuará  a ter os mesmos problemas e outros que ainda  surgirão:
                 2)- um dos males é encontrado, em grandiosa escala,  e assim continuará, pelo grandioso  excesso de partidos políticos existentes. Tais partidos políticos, sobre carga  do tesouro nacional com aproximadamente  15 bilhões de reais anuais, sem  contar, ainda, com  ajudas financeiras, milionárias,  para os partidos `as vésperas de eleições;
                3)- o sistema presidencialista, do modo  que se apresenta, já ultrapassou a boa forma antes existente, tornando-se                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    vulnerável   á legalidade, a positividade, e a confiança de que o “poder do povo”  já não mais existe:
                4)- O Guardião da CF, ou   seja, o STF não tem mais  a credibilidade em seus atos, pois em sendo da competência exclusiva do presidente da República  para a nomeação de presidentes de tribunais e de ministros que formam o colegiado do tribunal, este ( o presidente) escolhe , tão somente, os que os interessar, sem ter obedecido a hierarquia funcional e não o fazendo através de lista tríplice.
                  Enfim ,de modo ilegal e astucioso  eleva o seu interessado a um cargo  cobiçado para facilitar seus desejos e anseios, mesmo que sejam ilícitos. Exemplo disso, aponto  o governo Lula em que, ele – Lula – como presidente, para se garantir no governo e ter suas vontades – estranhas, duvidosas e ilegais – “blindadas”  tonou o STF seu aliado e auxiliar, desarmando, pois, o STF de ser independente , passando, segundo sua vontade controlado pelo executivo.
                  Lamentavelmente é  isto o que o sistema presidencialista apresenta e assim o será caso as eleições presidências sejam uma constante.
                  Com relação ao parlamentarismo, mesmo o admirando, ainda o vejo  muito distante pois a politica brasileira necessita de uma escola de políticos, com graus de conhecimentos acadêmicos e que seu presidente e ministros  não tenham, em qualquer tempo e lugar, ligações com partidos políticos, incluindo, ainda, na  CF  a exclusão de partidos sociais que sejam de ideologia comunista.
                  E assim, como apresentado, devo lembrar ao Digno  General Gilberto Rodrigues  Pimentel que o EXERCITO , ou seja, o Brasil  e seu admirável povo muito merece ter  como  seu presidente  generais de nossas forças armadas, pois a Ditadura Militar   de 1964, a que serví com  honra e fidelidade,  assim  mostrou um governo sadio e fiel
                  Entretanto,   não vejo  nem reconheço que , no momento,  deva haver eleições, pois  mesmo com militares no poder através de eleição -  o sistema presidencialista continuará, eis que a razão de sua vida- está demasiadamente vulnerável  pela continuação  das corrupções e  dos acordos (vergonhosos e corruptivos)  do executivo , legislativo e judiciário .
                  A VITÓRIA estará   através da Intervenção Militar , que muito, ainda, oferecerá subsídios valiosas para  que o futuro do país  tenha  ,no sistema presidencialista ou outro qualquer, ( que não seja  comunista)  a PAZ  e um  país onde a Justiça e o direito sejam a alma  do Estado de Direito.      
                 Respeitosamente
                Dr. Evandro de Andrade Bastos,

evandronamidia.blogspot.com
Brsasilia DF.

Identificação:
Evandro de Andrade Bastos
DPF-Especial aposentado



Nenhum comentário:

Postar um comentário