segunda-feira, 2 de novembro de 2015

                                          PROFESSORES, DOMÉSTICOS A SERVIÇO DO GOVERNO
                                                                ( Comentário politico e Humano)
                                                                             - 02/11/2015-

                      Ao amanhecer de hoje, dia dos finados, e sentado à mesa para tomar o café, fui levado pelos cantos  de meus pássaros, a lembrar de um sonho muito gratificante, ocorrido na  madrugada, pelo qual o meu cérebro reproduzira para, talvez, me agradar,  neste caminho de minha   idade anciã, com alguma coisa, para que o dia de hoje, além das orações que faço a meus genitores, irmãos e amigos que já partiram para o Oriente Eterno, Os cantos dos pássaros soavam como uma harmonia bela e angelical  aos meus ouvidos,  levando meus pensamentos a um  passado longínquo onde a pureza de minha infância, como consequência de sua natureza ,  era velada pela doce e santa maternidade. E, assim, me vi lembrando-  o que o sonho me proporcionou- os primeiros dias de permanência  na Escola para aprender a ler. Fora, evidentemente,  angustioso estar fora de minha casa , pois as saudades e a proteção pelos cuidados de minha mãe me faziam chorar, vez em quando. Mas com o passar dos dias e sabendo que ao final das aulas alí estariam meus genitores para  me levar de volta ao lar, as coisas passaram a ser boas rotinas e o estudo corria satisfatoriamente, graças a bondade e a gentileza agradável  que transmitia a minha primeira professora. E de professores em professores  e pelos anos de estudos alcançados, a minha simpatia aos professores transbordava de alegrias e de lamentações pelo estado em que todos eles , ao dar muito de sí - como minha mãe querida -pouco  e  muito pouco recebiam como compensação salários insignificantes que mal davam para o sustento individual, quanto mais para os que tinham esposas e filhos. Os anos de estudos me acompanharam    por todo o tempo de minha puberdade. Nesse período - puberdade -  a situação dos professores no Rio de Janeiro era lamentável, eis que nada de bom, útil, necessário e obrigatório fora feito para que  tais profissionais do ensino melhorassem de situação. E até hoje permanecem jogados de lado sem que, afinal de contas, não  é estabelecido, pelo Ministério da Educação e pelas pessoas dos governantes estaduais, municipais e federal,um competente plano de carreiras e salários reais.  A desordem educacional já alcançou , desde a época  em que meu sonho me fizera lembrar de minha infância, cerca de setenta anos decorridos. E os professores aí estão dando de sí trabalhos que lhes custaram muito para exercê-los, sem que   recebam  uma retribuição financeira  digna e não imoral. Mas... a verdade é que o Brasil vive numa safra de  políticos e governantes voltados para  si mesmos, Muitos desonestos  e prevaricadores quanto aos seus deveres. . Outros corruptos. À corrida às eleições é uma maneira importante para os desonestos. Ser parlamentar (deputado/senador)  é um caminho fácil e proveitoso à "almejada" corrupção. Não podemos entender a razão do porque no legislativo (câmara e senado)  os seus presidentes  alí permanecem mesmo  acusados de graves irregularidades no campo da corrupção. A fonte da "riqueza " do Brasil representada pela estatal Petrobrás está praticamente falida pela corrupção generalizada ocorrida na área governamental e privada. O legislativo não está merecendo confiança pela ocorrência do chamado mensalão e por estar lotado de " escudos" à favor do governo e a maior côrte de Justiça ( o STF) tem a maioria do governo por ele nomeada para blindá-lo. Em São Paulo o governador Geral Alkimin  , por sua liberalidade, fechou mais de quarenta escolas, prejudicando, assim, a população estudantil e seus professores. Em Brasilia, a Capital da República, o governador eleito , Rolemberg, está há um ano no poder e desde que assumiu o cargo  declara que o caixa do governo não tem condição financeira e assim não paga aos seus funcionários os décimos terceiros salários , vencidos, nem tão pouco  o aumento salarial dos professores obtidos no ano passado.  É uma vergonha, o Brasil chegou ao "Quinto do Inferno" como muito bem tenho apresentado. Na  calma e tranquila greve dos professores, em Brasilia, a policia militar usou e abusou (como fosse mandada) de pancadarias em vários professores e prisões injustas. Como policial que fui posso dizer que a PM desta Brasilia  sempre fora um órgão admirável  e respeitoso pela população. Mas  a ocorrência desastrada feita aos professores ultrapassou os limites da vergonha e da estupidez. Penso que a pressão  de poder e de ignorância tenha sido encomendada eis que o "senhor" governador  está demasiado  preocupado por que perdera a popularidade que o levou ao cargo. Enfim, graças a Deus meu cérebro não juntou ao meu sonho toda essa sujeira e podridão pelo que passa o Brasil e nosso povo . Fico, assim, satisfeito e espero que ele - meu cérebro -  se tiver que me proporcionar sonhos que não sejam referentes ou de igualdades  à ocorrências indesejáveis , como as que o governo vem cometendo, que faça meus pássaros a repetirem os  cantos harmônicos e celestiais que me levaram a momentos inesquecíveis quanto a pureza da doce infância. 
                                                                   //////////////////////////////////////////////////

    




Nenhum comentário:

Postar um comentário